Portal Cliente - ELVAS | FARO Suporte

CBL (PT) – Novo Código de Contas (SNC)

Enquadramento
A Portaria n.º 218/2015, de 23 de julho, aprovou o novo Código de Contas de utilização obrigatória para todas as entidades sujeitas ao Sistema de Normalização Contabilística (SNC), sendo que também poderá ser utilizado pelas entidades que apliquem as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC). A referida Portaria identifica ainda as contas que devem ser adotadas pelas entidades do Setor Não Lucrativo (ESNL) e Microentidades (ME).
Com o objetivo de facilitar a tarefa de adaptação à nova estrutura dos Planos de Contas é disponibilizado o ConvertConta 2015 (Manual). Este utilitário está sujeito a licenciamento (UTIL.SNC versão 09.00), sendo gratuito para clientes com CSA ativo, e é acompanhado de ficheiros modelo adaptáveis que auxiliam a alteração do Plano de Contas de 2016 para os vários tipos de entidade.
Notas Importantes
•         O utilitário ConvertConta 2015 pode ser aplicado durante o exercício de 2016 em empresas já com movimentos contabilísticos. Nestes cenários, as operações de eliminação de contas e a modificação de tipos de conta (contas de movimento a integradoras) movimentadas não serão realizadas pelo utilitário.
•         Os modelos das demonstrações financeiras aprovadas pela Portaria n.º 220/2015 de 24 de julho, serão disponibilizadas brevemente no módulo de Contabilidade PRIMAVERA.
•         O ConvertConta 2015 é compatível com as versões 8.10 SR6 e 9.15 SR1 do ERP PRIMAVERA.

 

Comments are closed.

%d bloggers like this: