Portal Cliente - ELVAS | FARO Suporte

Como proceder à importação de Anexos às Demonstrações Financeiras?

Para auxiliar na importação de Anexos de Demonstrações Financeiras entre empresas foi desenvolvido um assistente que possibilita, mediante a indicação do ano do exercício e empresa, indicar o anexo e nota(s) a importar. Regra geral, esta é uma operação realizada apenas uma vez por ano, mas que se pode revelar de extrema utilidade ao facilitar a utilização de notas (textos ou tabelas) existentes num anexo de uma empresa e que podem ser iguais (ou necessitar apenas de alguns ajustes) noutra empresa, sem necessidade das mesmas informações terem de ser introduzidas uma a uma, manualmente.

Este utilitário permite a importação de um anexo distribuido sob um formato de ficheiro, bem como a exportação de um anexo de uma empresa no mesmo formato que será usado na importação.

Esta funcionalidade encontra-se disponível no Administrador.

Para importar Anexos às Demonstrações Financeiras efectuar os seguintes passos:

  1. No Administrador aceder a Contabilidade | Importação de Anexos às Demonstrações Financeiras;
  2. Verificar que é exibido o assistente de Importação de Anexos às Demonstrações Financeiras;
  3. Seleccionar os parâmetros para importação de dados. No campo "Exercício origem" indicar o ano de onde será importada a informação. O utilizador pode seleccionar na grelha de empresas, seleccionar aquela onde se encontra o anexo a importar, ou indicar a directoria aonde se encontram os ficheiros com o anexo;
  4. Seleccionar "Seguinte" e verificar que todos os anexos correspondentes à definição de ano do exercício e empresa são exibidos;
  5. Na lista de anexos às Demonstrações Financeiras indicar o anexo a importar;
  6. No passo seguinte são exibidas todas as notas correspondentes ao anexo seleccionado. Por defeito, todas as notas estão seleccionadas, mas é possível seleccionar apenas uma ou algumas notas do anexo escolhido (clicar com o botão direito do rato numa das linhas e seleccionar a opção pretendida. Em alternativa, utilizar a tecla "CTRL");
  7. De seguida indicar o exercício e a(s) empresa(s) destino do anexo a importar, sendo que apenas são listadas e estão disponíveis para selecção as empresas com a mesma localização na Sede da empresa origem. Opcionalmente pode indicar-se uma directoria para onde os ficheiros serão gerados e descarregados;
  8. Definir, caso o Anexo já exista na(s) empresa(s) seleccionadas, se se deseja que o anexo existente seja substituído pelo que está a ser importado, ou apenas actualizado. Se o utilizador escolher substituir o anexo, o existente será apagado;
  9. Na janela seguinte são exibidas as definições realizadas anteriormente. Ao seleccionar "Finalizar" a importação do anexo é realizada;
  10. Verificar que o anexo é importado/exportado com sucesso e que apenas as notas seleccionadas são criadas. Ou seja, para a(s) empresa(s) e exercício seleccionado, todos os parâmetros são criados. É possível obter um relatório da importação com informações acerca da operação efectuada.

Comments are closed.

%d bloggers like this: