Portal Cliente - ELVAS | FARO Suporte

Estorno parcial de artigos com número de série

A partir da versão 9.15 SR5 passa a ser possível a devolução parcial de artigos cujo tratamento é feito através de números de série.

No estorno parcial de documentos com artigos que tenham número de série, agora é possível identificar o número de série dos artigos a devolver.

Relembramos que o estorno/crédito de documentos de Vendas, Compras e Internos serve para corrigir documentos já criados, dado que não é possível apagá-los. Em termos práticos, o estorno/crédito consiste em criar um documento de natureza contrária ao que se pretende corrigir.

Para proceder à devolução parcial de artigos com número de série associado, terá que efetuar o estorno/crédito do documento. Ou seja, realize os seguintes passos:

    Consoante o tipo de documento, aceda a Vendas/Compras | Créditos/Estornos de Documentos. Em alternativa, edite o documento a corrigir e selecione a opção de contexto Estornar;
    Selecione o documento e a entidade referente ao documento a estornar/creditar. Se acedeu a esta janela a partir da edição do documento a corrigir, então estes campos já deverão estar selecionados;
    1-Redefina o intervalo de procura (se aplicável);
    2-Selecione Atualizar;
    3-Defina a data do documento e a data de introdução;
   4- Opcionalmente, preencha as observações com informação útil à operação;
    5-Selecione o documento a estornar;
    6-Indique o motivo do estorno;
    7-Opcionalmente, clique duas vezes na linha do documento. Na grelha que é apresentada é possível alterar os seguintes valores:

Coluna Descrição
Sel. Ao ativar esta opção, a linha é selecionada para estorno, permitindo assim um estorno parcial. Quando a coluna Motivo é preenchida, esta opção é ativada automaticamente.
Qtd. Est./Cred. Este valor pode ser alterado caso não se pretenda efetuar o estorno/crédito de toda a quantidade.
Motivo Pode definir um motivo diferente por linha ou, simplesmente, não o definir. Se não definir o motivo, a linha não será estornada.
Dt. Mov. Stock Data utilizada para realizar o movimento de stock.
Hora Hora utilizada para realizar o movimento de stock.

 8-Selecione os números de série a devolver na janela pop-up apresentada e clique em Confirmar;
9-Por fim, selecione Gravar.